quarta-feira, 19 de março de 2014

PROF.BÓRIS FAUSTO E SUA AULA SOBRE A REPÚBLICA VELHA

Para nossos alunos dos terceiros anos:

Este documentário poderá auxiliar na compreensão dos acontecimentos do período.
Documentário sobre a República Velha - Uma aula do professor da USP Bóris Fausto

Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.

https://www.youtube.com/watch?v=XuiF0uzp22E 

sábado, 15 de março de 2014

Documentário para os Terceiros Anos
Para nossos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, indico um documentário fascinante, ganhador de prêmios por seu realismo com os depoimentos da personagem principal de "A Mulher com Cinco Elefantes"

http://www.eurochannel.com/pt/A-mulher-com-5-elefantes-Vadim-Jendreyko-Alemanha.html#sthash.TngMA2dp.dpuf

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014



Elementos de história para o Segundo Ano do Ensino Médio:

Conteúdo: 
Fundamentos do Pensamento Iluminista: a critica ao Antigo Regime

Habilidades Especificas:
           - Compreender o pensamento iluminista do século XVIII;
- Comparar o Antigo Regime e o Iluminismo.


Compreender Antigo Regime:

Definição de Antigo Regime

Antigo Regime  foi a denominação fornecida pelos pensadores iluministas do século XVIII para o sistema econômico e político que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII e foi responsável por uma rápida transformação na sociedade européia conduzindo a um processo de expansão e globalização para a época. Mas que por não sofrer transformações foi observada pelos mesmos pensadores como ultrapassada.

Suas principais características foram:

Monarquia: forma de governo totalmente centrada na figura do rei.


Absolutismo: sistema de governo onde o poder encontra-se totalmente concentrada na mãos do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis.

Mercantilismo: o Estado possuía um modelo ou sistema econômico que possuía como objetivos a obtenção de metais precisos para demonstração do enriquecimento do Rei e do Estado (metais preciosos eram importantes para fabricação de moedas), mas também caracterizava-se por praticas econômicas comuns na sociedade, tais como manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo de riquezas nas mãos dos reis e ênfase no comércio marítimo e colonialismo.

Definição de Iluminismo

Movimento intelectual surgido no século XVIII na Europa, defendia o uso da razão (luz, conhecimento, saber) contra o antigo regime (considerado pelos filósofos ou pensadores como época de trevas por encontrar-se ultrapassado e completamente dominado pela submissão à religiosidade e à dominação do Rei), assim  pregavam maior liberdade econômica e política, retirando-se todo o poder dos reis.

O iluminismo obteve resultados ao promover mudanças políticas, econômicas e sociais, que foram baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Um movimento que apoiava-se na burguesia, pois tanto os pensadores, assim como os burgueses tinham interesses comuns. 

As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.

Assim iniciou-se outro movimento denominado Despotismo esclarecido, pois estes reis para manter-se no governo de suas nações tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.

Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.

Pensadores e suas ideias:

John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia. Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua  obra “O espírito das leis”  defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

Adam Smith 
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura