quarta-feira, 11 de março de 2009

INDICAÇÃO DE FILME PARA OS TERCEIROS ANOS


JOHNNY VAI À GUERRA
Hohnny Got His Gun

Primeiro e único filme dirigido pelo escritor e roteirista Dalton Trumbo, uma das grandes vítimas do macarthismo, Johnny Vai à Guerra é um monumento cinematográfico erigido contra todas a guerras: do passado, do presente e do futuro. Afinal, Trumbo criou a figura do soldado sem nome como uma metáfora de todos os homens que perderam a vida na guerra. 
Filme poético e chocante, é narrado em dois níveis, com o preto e branco e o colorido separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate durante a 1ª Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, somos testemunhas do que foi a vida do jovem soldado e acompanhamos o que restou do seu corpo numa sala escura de hospital. 
Joe Bonham é um recruta servindo na Primeira Guerra Mundial. Um dia, acorda em uma cama de hospital e percebe que perdeu sua mobilidade e sentidos — braços, pés, olhos, nariz, orelhas, lingua, maxilares e toda a face perderam suas funções —, mas continua lúcido. deprimido, tenta matar-se por sufocamento, mas uma traqueostomia o impediu. Tenta comunicar-se com os médicos batendo a cabeça em código Morse na estrutura da cama, e pede para ser posto em uma cuba de vidro para viajar pelo país e mostrar à população o horror verdadeiro da guerra. Deseja morrer, mas esse pedido nunca é atendido.
Nos devaneios, recorda sua infância e mitifica a namorada, confundindo-a às vezes com a enfermeira.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Prêmio da Crítica (FIPRESCI) no Festival de Cannes em 1971, Johnny Vai à Guerra é um filme tão aterrador quanto necessário. Finalmente o filme é lançado em DVD no Brasil.
Johnny Got His Gun era uma frase usada como slogan para convocar jovens norte-americanos a se alistar nas forças armadas no final do século 19 e início do século 20. Essa frase foi popularizada na canção "Over There", de George M. Cohan, gravada no primeiro ano de participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Outras vozes, como Al Jolson, Nora Bayes e até Enrico Caruso gravaram com sucesso essa canção naquela época.


Gênero Drama
Atores Timothy Bottoms, Diane Varsi, Jason Robards, Alice Nunn, Byron Morrow, Marge Redmond, Jodean Russo, Kerry MacLane, William Mims, Charles McGraw, 
Direção Dalton Trumbo, 
Idioma Inglês, 
Ano de produção 1971
País de produção Estados Unidos, 
Duração 106 min.
Cor Preto-e-branco com partes em colorido

Nenhum comentário: