quinta-feira, 11 de abril de 2013

Um destaque muito especial para leituras



Este site (clique ) apresenta trechos do famoso livro de Hobsbawn, A Era das Revoluções, uma das mais importantes obras primas sobre o ciclo revolucionário burgues do século XVIII, um primor de pesquisa e exposição. Aproveitamos para indicar para os nossos alunos o primeiro capitulo que trata jusamente de ambientar o aluno quanto ao tempo das "transformações", principalmente o a decada de 1780, que é apresentado com intenso rigor de pesquisa.
O fato de ter sido um historiador marxista segundo criticas de inúmeros jornalistas, não elimina o fato de Eric Hobsbawn haver constituido uma importante galeria de avaliações históricas que devem ser consideradas obras primas para o ensino de história, cabe aqueles que o leram proceder às interpretações e julgar quais serão os que se aplicam as temáticas que devem ser consideradas sob estudo.
A leitura deste capitulo favorece aos alunos a aplicação dos conhecimentos recebidos em sala de aula sobre o Iluminismo, perspectivas e aplicação de seus ideais pela burguesia europeia e norte-americana.


Nenhum comentário: