Como havia prometido
aos meus alunos do Pedro II, estamos disponibilizando o Programa
Curricular disposto para a escola que possuí por base o Currículo
Minimo do SEEDUC e com nossas inserções . A postagem atende a
reivindicação por motivo de observação do modo como o Saerj
poderá realizar suas atividades avaliatórias, já que estas
geralmente fogem aos modelos tradicionais elaborados por parte dos
professores e principalmente do Enem.
Terceiro ano:
1º BIMESTRE
Conteúdo Programático:
Mês
|
Conteúdo
Programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
Didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
Nº aulas
|
Fevereiro
|
Brasil - República Velha: mudanças políticas e sociais
|
- Comparar o significado geo-histórico
das organizações políticas e socioeconômicas em escala local e regional;
|
1. Aula expositiva
|
1. Lista de exercício suplementar;
|
01
|
- Correlacionar o conceito de cidadania
no Brasil republicano com as organizações políticas e socioeconômicas do
período
|
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
|
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios
de outros livros de referência;
|
01
|
||
Março
|
Guerras mundiais no século XX
|
- Identificar os significados
geo-históricos das relações de poder entre as nações;
|
Aula expositiva
|
1. Exercícios
do ENEM;
2. Uso de questões de vestibulares
anteriores
|
04
|
- Discutir o genocídio no contexto das
Guerras Mundiais: o Holocausto e as minorias dissidentes;
|
Aula expositiva
|
Exibição de
Documentário
|
06
|
||
Abril
|
- Compreender os conceitos de Fascismo
e Nazismo.
|
Avaliação Bimestral
|
1.
Uso de questões de vestibulares anteriores.
2. Exibição de
Filme
|
08
|
2º BIMESTRE
Conteúdo Programático:
Mês
|
Conteúdo
Programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
Didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
Nº aulas
|
Maio
|
Processos revolucionários do século XX
(Rússia e Cuba)
|
- Comparar os movimentos sociais que
contribuíram para mudanças em processos de disputa pelo poder;
|
1. Aula expositiva;
2. Documentários.
|
1. Exercícios
do ENEM;
2. Uso de questões de vestibulares
anteriores
|
04
|
- Analisar os diferentes processos de
produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais;
|
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
|
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios
de outros livros de referência;
|
02
|
||
- Identificar as diferenças de
movimentos revolucionários socialistas: Rússia e Cuba.
|
1. Aula expositiva;
2. Debate.
|
1. Lista de exercício suplementar;
2. Leitura
de Documento
|
02
|
||
Junho
|
Os sistemas totalitários na Europa do
século XX: nazifascismo; ditaduras na América Latina e Estado Novo no Brasil
|
- Identificar as diferenças entre os
conceitos de totalitarismo e ditadura;
|
1. Aula expositiva;
2. Debate
|
Documentário sobre o Estado Novo
|
04
|
- Avaliar criticamente conflitos
culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais no século XX;
|
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
|
Documentário
|
02
|
||
- Relacionar o contexto sociopolítico
com a construção das ditaduras e do populismo na América Latina.
|
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
|
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios
de outros livros de referência
|
04
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário