quarta-feira, 8 de maio de 2013

Programa do Curriculo Minimo

Como havia prometido aos meus alunos do Pedro II, estamos disponibilizando o Programa Curricular disposto para a escola que possuí por base o Currículo Minimo do SEEDUC e com nossas inserções . A postagem atende a reivindicação por motivo de observação do modo como o Saerj poderá realizar suas atividades avaliatórias, já que estas geralmente fogem aos modelos tradicionais elaborados por parte dos professores e principalmente do Enem.

Terceiro ano:

1º BIMESTRE
Conteúdo Programático:
Mês
Conteúdo Programático
Competências do Currículo Mínimo
Procedimento Didático (Técnica)
Recursos Didáticos
Nº aulas
Fevereiro
Brasil - República Velha: mudanças políticas e sociais
- Comparar o significado geo-histórico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local e regional;
1. Aula expositiva
1. Lista de exercício suplementar;
01

- Correlacionar o conceito de cidadania no Brasil republicano com as organizações políticas e socioeconômicas do
período
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios de outros livros de referência;

01
Março
Guerras mundiais no século XX
- Identificar os significados geo-históricos das relações de poder entre as nações;
Aula expositiva
1. Exercícios do ENEM;
2. Uso de questões de vestibulares anteriores
04

- Discutir o genocídio no contexto das Guerras Mundiais: o Holocausto e as minorias dissidentes;
Aula expositiva
Exibição de Documentário
06
Abril

- Compreender os conceitos de Fascismo e Nazismo.
Avaliação Bimestral
1. Uso de questões de vestibulares anteriores.
2. Exibição de Filme
08




2º BIMESTRE
Conteúdo Programático:
Mês
Conteúdo Programático
Competências do Currículo Mínimo
Procedimento Didático (Técnica)
Recursos Didáticos
Nº aulas
Maio
Processos revolucionários do século XX (Rússia e Cuba)

- Comparar os movimentos sociais que contribuíram para mudanças em processos de disputa pelo poder;
1. Aula expositiva;
2. Documentários.
1. Exercícios do ENEM;
2. Uso de questões de vestibulares anteriores
04

- Analisar os diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais;
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios de outros livros de referência;

02

- Identificar as diferenças de movimentos revolucionários socialistas: Rússia e Cuba.
1. Aula expositiva;
2. Debate.
1. Lista de exercício suplementar;
2. Leitura de Documento
02
Junho
Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascismo; ditaduras na América Latina e Estado Novo no Brasil
- Identificar as diferenças entre os conceitos de totalitarismo e ditadura;

1. Aula expositiva;
2. Debate
Documentário sobre o Estado Novo
04

- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais no século XX;
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
Documentário
02

- Relacionar o contexto sociopolítico com a construção das ditaduras e do populismo na América Latina.
1. Aula expositiva;
2. Exercícios de fixação.
1. Lista de exercício suplementar;
2. Exercícios de outros livros de referência
04



Nenhum comentário: