sexta-feira, 27 de março de 2009

ALGUMAS TAREFAS RESOLVIDAS SOBRE PRIMEIRA GRANDE GUERRA


Esta tarefa destina-se principalmente aos alunos do Ensino Médio noturno:

O objetivo é manter presente as principais informações que são o centro de resolução da maioria das propostas de vestibular. Estas propostas abaixo cobrem básicamente 70% destas propostas, sendo assim, são muito mais um exercício de memorização de informações:

Leia atentamente a frase abaixo e procure desenvolver um pequeno texto discursivo sobre o mesmo:
“O Imperialismo é filho do Industrialização, e a guerra é consequência do Imperialismo”

1) Dê o significado das expressões abaixo:

a- Pan Eslavismo 
União de todos os países Eslavos da Europa, sob a direção Russa.

b- Pan Germanismo 
União de todos países Germânicos da Europa, sob a direção Alemã.
 
c- Revanchismo Francês
Isto se deu por causa da unificação alemã, em 1871, e os franceses não conseguiram esquecer que a unificação da Alemanha fora feita as custas de uma guerra contra seu país.

d- Paz Armada 
Ao raiar do século XX os líderes dos principais países estavam se preocupando com a produção de novos e mais sofisticados equipamentos de guerra, Até aí a guerra era mais de palavras...
 
e- Tríplice Aliança
Com intuito da neutralização francesa a Alemanha busca conquistar aliados de peso como o Império Austríaco e a Itália. (os requisitos para esses “aliados de pesos”, não era somente ser uma potência política, mas tinha que estar em pontos estratégicos)
 
f- Tríplice Estente  
Foi organizada para se defender das Alianças das Potências Centrais ( ou Tríplice Aliança ) faziam parte da Tríplice Estente a Inglaterra, Rússia e França.

g- Tratados de Versalhes
É um tratado de paz, que aconteceu aproximadamente no ano de 1918 – 1919, que tinha por base culpar os alemães pela guerra e o fazendo assumir toda a responsabilidade e danos causados pela guerra.


h- Liga das Nações
Instituição fundada no ano de 1919, pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial.

 
2) Qual é o objetivo das Alianças?
O objetivo principal das alianças era de estabelecer grande potência política e bélica, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.


3) Relate o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinandes foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”. Dando início assim a um conflito entre apenas dois países ( Áustria e Rússia ). Mas como o “Mundo Europeu” só estava aguardando uma oportunidade para tomar Marrocos ou para se vingar(enfraquecer) de outros países. Não perderam tempo, nesse mesmo ano de 1914 cada país tomou o seu partido procurando saciar seus interesses políticos e econômicos, inicializando assim a Primeira Guerra Mundial.

4) Quais as penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?

- Foram responsabilizados pela guerra;
- Obrigados a pagar pesadas indenizações aos vencedores;
- Cederam parte do seu território;
- Devolviam à França, à Alsácia-Lorena;
- Cederam suas colônias na África;
- Entregaram a Inglaterra e a França todo material de guerra e maquinas, e ficaram proibidos de se rearmar.

5) Por que a Liga das Nações não conseguiu conquistar seus propósitos?
Foi um fracasso total desde o início, tudo por falta de organização e seriedade, como exemplo disso o próprio governo dos Estados Unidos( do qual surgiu o projeto) não quis tomar parte da organização, tornando assim uma instituição falida. 

6)Sintetize os motivos que levaram os Estados Unidos a emergir como grande potência mundial após a Primeira Guerra Mundial. 
“Financiador do Pós Guerra”
Este é o termo geralmente utilizado para explicar o papel desempenhado pelos Estados Unidos e que o tornou a maior potência mundial.
Como consequência da guerra não sobrou muito dos países europeus. E então surge os Estados Unidos, forte e intacto (por não ter sofrido nenhum efeito da guerra) oferecendo o seu capital aos países europeus para se reestruturarem. Sendo assim o Financiador dos países atingidos pela guerra.


7) Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra: 
Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não? Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate. 


(Citados por EKSTEINS, Modris. "A sagração da primavera". Rio de Janeiro: Rocco, 1992.)
Procure indicar a faixa de idade da maioria dos soldados que combateram na Primeira Grande Guerra:

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom professor amei seu blogger....obrigado pela força que o senhor tem dados para nós ''Alunos'' ...

Anônimo disse...

´muito bom...o senhor deve ser um exelente professor...obrigado pelas questões respondidas...continui assim...bbjjss...