domingo, 24 de maio de 2009

PROVAS DO CURSO NOTURNO - SEGUNDA CHAMADA

Como solicitado as provas de segunda chamada do Pedro II Noturno com suas respectivas respostas:

SEGUNDO ANO:
UNESP"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos".
Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.Estas observações se aplicam:a) às Monarquias Constitucionais.*b) ao Despotismo Esclarecido.c) às Monarquias Parlamentares.d) ao Regime Social-Democrático.e) aos Principados ítalo-germânicos.
UNICAMP
O princípio da divisão do Estado em três poderes independentes - legislativo, executivo e judiciário - foi proposto pelos defensores das formas constitucionais de governo a partir do século 17, na Inglaterra, até o final do século 18, na França.Que tipo de sociedade e de organização estatal eles combatiam e qual forma de governo almejavam implantar?

RESPOSTACombatiam o Absolutismo e defendiam a República.

FATEC
As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas idéias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a quea) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.*b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
UFMG
Leia o texto.
"Enriquecendo os cidadãos ingleses, o comércio contribuiu para torná-los mais livres e, por sua vez, a liberdade ampliou o comércio. A grandeza do Estado veio como conseqüência e tornou os ingleses senhores dos mares." (VOLTAIRE. CARTAS INGLESAS)
Todas as alternativas estão relacionadas com o texto, EXCETO:*a) Leis dos Cercamentos / Revolução Industrialb) Parlamentarismo / Mercantilismoc) República de Cromwell / Atos de Navegaçãod) Revolução Gloriosa / Expansão Comerciale) Revolução Inglesa / Comercialismo
UNESP
"Com plena segurança achamos que a liberdade de comércio, sem que seja necessária nenhuma atenção especial por parte do Governo, sempre nos garantirá o vinho de que temos necessidade; com a mesma segurança podemos estar certos de que o livre comércio sempre nos assegurará o ouro e prata que tivermos condições de comprar ou empregar, seja para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades".
(Adam Smith -A RIQUEZA DAS NAÇÕES).
No texto, os argumentos a favor da liberdade de comércio são, também, de críticas aoa) Laissez-faire.b) Socialismo.c) Colonialismo.d) Corporativismo.*e) Mercantilismo.
TERCEIRO ANO
UNICAMP
Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas:
"Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio, Para que sejam os servidores de seus cativos."
a) Como esses versos de Kipling explicam o imperialismo inglês?b) Quais as áreas mais cobiçadas pelo imperialismo inglês e por quê?
RESPOSTA
a) Levar o desenvolvimento europeu aos povos "atrasados".b) Principalmente a Ásia, fornecedores de matérias-primas e mercados grandiosos e com maior desenvolvimento.
FUVEST
A conquista da Ásia e da África, durante a segunda metade do século XIX, pela principais potências imperialistas objetivava*a) a busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados.b) a implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas.c) o impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes.d) a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles.e) a necessidade de interação de novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.
FUVEST
Uma das frases a seguir, atribuída a um pensador de fins do século XIX, indica a prática política que prevalecia nas relações internacionais da Europa de então. Qual?a) Uma paz injusta deve ser preferida a uma guerra justa.*b) O que faz o Estado é a força em primeiro lugar, a força em segundo lugar e ainda outra vez a força.c) A convivência pacífica do concerto das nações pede uma França forte, amiga de uma Alemanha forte, diante da aliança anglo-russa.d) Não impedir que alemães ocupem território alemão é a vitória do bom senso sobre o formalismo dos tratados.e) A lei e a ordem mundiais dependem de um Ocidente civilizado unido frente à ameaça asiática: esta é a missão do homem branco.
UFF
Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.*a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a "união sagrada" foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
FUVEST
"As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência".
Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:*a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque;b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito.c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.

OBS. As optativas possuem o asterisco marcando as corretas

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