domingo, 30 de agosto de 2009
QUESTÕES SOBRE A CRISE NO ORIENTE MÉDIO
a) a guerra entre Iraque e Kuwait, pelas bacias petrolíferas nas fronteiras dos dois países.
b) a guerra do Líbano entre os curdos e os xiitas, por um Estado islâmico.
c) a guerra entre Líbia e Egito, pelo controle do canal de Suez.
d) o conflito Irã-Iraque, devido ao interesse iraquiano em implantar um Estado islâmico no Irã.
e) o conflito árabe-israelense, devido à ocupação de territórios árabes, sobretudo a Palestina, por Israel.
2.Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que:
I - se aceleram com a partilha da Palestina realizada pela ONU em 1947, que deu origem ao Estado de Israel e de que decorreu a guerra de 1948/49, que terminou com um acordo de cessar fogo em que ficava estabelecida a divisão de Jerusalém e a fixação das fronteiras entre Israel e os países árabes.
II - na década de 1960, os conflitos adquirem maior violência em função do aumento dos atos terroristas palestinos e da aliança militar e política entre Egito, Síria e Jordânia, o que leva ao bloqueio econômico de Israel e dá Início à Guerra dos Sete Dias.
III - na década de 1970, os conflitos determinam a explosão da Guerra do Yom Kippur, em 1973, de que resulta a fixação dos limites territoriais no Oriente Médio e o reconhecimento por parte de Israel, da OLP, comandada por Arafat, como representante legítima dos interesses palestinos.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas II
d) Apenas II e III
e) Apenas III
3.A ocupação e colonização da Faixa de Gaza, Cisjordânia e das Colinas de Golan por Israel sobre seus vizinhos árabes, foi iniciada a partir da:
a) Guerra dos Seis Dias (1967).
b) Guerra do Yom Kippur (1973).
c) Revolução Islâmica (1979).
d) Intifada (1987).
e) Guerra do Golfo (1991).
4.As dificuldades de construção da paz no Oriente Médio estão ligadas a diversos conflitos históricos que marcaram a convivência dos povos da região ao longo do século XX. Assinale a opção que apresenta corretamente um desses conflitos:
a) Na Palestina, a origem do conflito árabe-israelense remonta à Declaração Balfour (1917) que, ao final da Primeira Guerra Mundial, submeteu esse país à administração inglesa comprometida com a criação do Estado de Israel.
b) No Egito, o protetorado francês sobre a monarquia árabe reinante impediu o golpe de estado liderado por Gamal Nasser, reconhecendo a soberania de Israel sobre o canal de Suez (1956).
c) Em Israel, a Guerra dos Seis Dias (1967) acarretou a perda dos territórios da península do Sinai e da faixa de Gaza para a Coligação Árabe, o que agravou os conflitos na região até a devolução desses territórios pelos acordos de Camp David.
d) No Líbano, a guerra civil (1975), que opôs cristãos, palestinos e muçulmanos, encerrou-se com a invasão jordaniana do território libanês e a divisão do norte do país entre a Síria e a Turquia.
e) No Irã, a revolução liderada pelo aiatolá Khomeini (1979) substituiu a dinastia Pahlevi, aliada política e militarmente à União Soviética, por uma República Islâmica fundamentalista.
5.0 fundamentalismo islâmico começa a ser mais comentado como fenômeno político e religioso a partir do final da década de 70 deste século.Identifique a opção que contém os principais eventos que inauguraram tal notoriedade:
a) Invasão do Kuwait pelo Iraque e Guerra do Golfo.
b) Exílio do xá do Irã e proclamação de uma República Islâmica naquele país, sob liderança dos aiatolás.
c) Crise de Suez e intervenção franco-britânica na Zona do Canal.
d) Deposição do rei da Líbia e estabelecimento de um regime islâmico por Muammar Khadafi.
e) Deposição do rei Farouk do Egito e proclamação de uma República Islâmica por Gamal Abdel Nasser.
6.Na origem dos conflitos entre árabes e judeus, podemos destacar:
I - o acelerado aumento da população judaica em áreas até então hab
itadas pelos palestinos, após a Segunda Guerra Mundial.
II - a aprovação da criação de um Estado judeu na Palestina pela Assembléia Geral da ONU, em 1947.
III - a aproximação, promovida pela OLP, entre os palestinos e o partido Likud de Israel.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
7."Depois de enfrentar problemas financeiros, que repercutiram na situação política interna, as monarquias do Golfo Pérsico se beneficiam de um fluxo extraordinário de divisas, graças ao alto preço do petróleo. (...) em todos esses países, há dois denominadores comuns: Estados ineficientes e perdulários e desemprego alto. O desemprego atinge a geração jovem, do chamado 'baby boom' da alta do petróleo dos anos 70. Os desempregados se escoram no generoso sistema de proteção social, outro traço comum dessas monarquias, que têm como tradição, calcada nos petrodólares, garantir o conforto dos cidadãos do nascimento à morte. (...) Essas regalias, que sempre amorteceram qualquer descontentamento político, tiveram que ser revistas nos últimos anos, por causa do alto custo da Guerra do Golfo, bancado sobretudo pela Arábia Saudita..."
O texto permite estabelecer uma relação de causa e efeito entre:
a) miséria e dívida externa.
b) austeridade e petrodólares.
c) preço do petróleo e estabilidade política.
d) gastos excessivos e baixo preço do petróleo.
e) incompetência administrativa e esgotamento do petróleo.
8.Gamal Abdel Nasser, líder egípcio, governou o país de 1953 a 1970, quando morreu. Ele adotou uma linha política que foi importantíssima para o Oriente Médio. Suas principais características foram:
a) Estado semiliberal, aristocracia agrária, sem nacionalismo acentuado.
b) Estado forte, militarizado, sem nacionalismo acentuado, pan-arabismo.
c) Orientação nacionalista, militarismo, pan-arabismo, alinhamento à esquerda.
d) Orientação nacionalista, intervenção do Estado na economia, neutralismo positivo, pan-arabismo.
e) Neutralismo positivo, pan-arabismo.
9.Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto árabe-israelense, cujas origens remontam ao período que segue à:
a) Segunda Guerra Mundial, quando os países vencedores apoiaram a Liga Árabe a invadir o território de Gaza.
b) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações, pressionada pelos Estados Unidos, dividiu o território Palestino para criar o Estado de Israel.
c) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, através das forças de paz, obrigaram Israel a abandonar o Sinai, garantindo o controle do Canal de Suez ao Egito.
d) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob o governo da Inglaterra.
e) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, retirando suas tropas da região, permitiu a ocupação da colina de Golan e dos territórios da Cisjordânia.
10."Trocaremos Terra por paz"(Yitzhak Rabin)
A questão palestina envolve árabes e judeus em diversos conflitos e antagonismos, cujas origens históricas remontam, dentre outros fatos, à:
a) subordinação do território palestino à tutela do governo britânico, envolvido com a criação de um Estado nacional judeu, expressa na Declaração Balfour (1917).
b) ocupação militar do território palestino pelo Iraque como resultado da Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-49), que desestabilizou politicamente a região.
c) invasão da Península do Sinai, das colinas de Golam e da Palestina pelo Egito, liderada pelo presidente Nasser, durante a Crise do Canal, como de Suez (1956).
d) imposição da autoridade policial da Organização para a Libertação da Palestina sobre os territórios da Cisjordânia e da faixa de Gaza, como resultado do acordo de paz que encerrou a guerra do Yom Kippur (1973).
e) legalização da ocupação militar e administrativa exercida pela Síria sobre o sul do Líbano e a Palestina, reconhecida pelos Estados Unidos nos acordos de Camp David (1979).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
GRIPES & GRIPES: HISTÓRIA

http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/05/o_que_foi_a_gripe_espanhola_em.phpassim como um estudo nosso sobre o desenvolvimento da gripe espanhola na cidade de Petrópolis:
http://profferreira.sites.uol.com.br/GRIPEESPANHOLAEMPETROPOLIS.htm
DESTINO MANIFESTO: UM ESTUDO PARA O ONTEM E PARA O HOJE
Por Rainer Sousa em Brasil Escola
Um artigo no jornal Le Monde diplomatique, retorna a discussão a respeito da presença da teoria do 'destino manifesto' nas invasões norte-americanas. O texto de Maurice Lemoine, é essencial para os alunos que estudam o complexo das manifestações territoriais norte-americanas sobre as áreas americanas e internacionais, incluindi a 'politica do big stick' e a da 'boa visinhança de Roosevelt'.
Clique para ler este artigo fabuloso ***
domingo, 9 de agosto de 2009
RECOMENDAÇÕES BÁSICAS SOBRE A NOVA GRIPE
Tosse e dificuldade em respirar
Espirros e secreção nasal
Febre alta, superior a 38 ºC
Dor de cabeça
Dores musculares e cansaço generalizado
Alterações gastrointestinais A Unidade de Saúde e Prevenção da Divisão de Recursos Humanos transmite aos seus empregados, através do Santander Hoje, quatro recomendações básicas para aqueles que tenham viajado nos últimos dias para zonas afectadas pelo vírus.
Se forem detectados sintomas similares aos da gripe comum, deverá contactar o número de telefone de emergência reservado em cada país para esta contingência e dirigir-se aos centros médicos de referência.
Caso exista um centro médico na empresa, deverá comunicar o facto para sua identificação e acompanhamento.
Cumpra ao máximo as medidas de protecção pessoal e ambiental, detalhadas anteriormente.
Recomenda-se especialmente o uso de máscaras durante os dez dias posteriores ao regresso da viagem. Como prevenir a transmissão da gripe suína?Qualquer pessoa que apresente os sistemas da gripe suína pode evitar a sua transmissão no ambiente familiar e laboral através de algumas medidas simples:
Tapar a boca ao tossir ou espirrar, evitando assim a dispersão do vírus no ambiente.
Lavar as mãos com frequência, evitando tocar nos olhos, no nariz ou na boca.
Cuidar da higiene pessoal, evitando partilhar com outras pessoas copos, pratos e utensílios de higiene, e qualquer outro objecto que possa ter estado em contacto com saliva e mucosas.
Modificar os hábitos sociais de saudação: apertos de mão, abraços, beijos.
Devem ser fomentados os meios de comunicação à distância: telefone, videoconferência, etc.
Evitar ambientes fechados, aglomerados e lugares muito cheios.
No cenário familiar, o isolamento voluntário ou as medidas de protecção (máscaras) evitarão o contágio.
Política de viagens para países afectados pelo vírusAlém disso, é necessária uma atenção especial ao viajar para determinados países nos quais tenham sido detectados casos de gripe suína. Em primeiro lugar, recomenda-se adiar as viagens para países com declaração de epidemia e limitar os destinos para países de risco.Aquelas pessoas cuja viagem seja imprescindível devem contactar os serviços de saúde, onde receberão instruções concretas e onde serão indicados meios de protecção específicos, se necessário.Por último, as pessoas que regressarem de zonas de risco devem contactar imediatamente os Serviços Médicos para sua identificação e controlo. Serão dotados de meios de protecção suficientes para o seu cenário familiar e laboral.
NOVO ENEM
http://www.enem.inep.gov.br/
Procure solucionar, caso tenha dúvidas no retorno às aulas discutiremos as especificas de nossa área.
Abraços,
Ferreira.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
O NOVO ENEM POR UM ENTREVISTADO
História
Para o professor de história do ensino médio do colégio Sion, Marcello Sarraino Fonseca, a aposta principal no Enem são grandes temas, como direitos humanos, escravidão e liberdade, igualdade e desigualdade. Dentro desses assuntos, será possível abordar conteúdos da história e suas relações com o presente. Daí a necessidade de estar bem informado."O Enem poderá fazer questões que comparem a situação do passado com o presente. Uma possível questão seria sobre a crise atual e suas relações com a crise de 1929", afirma Fonseca.O conhecimento do mundo contemporâneo, para o professor, é fundamental. Confira alguns temas que o professor avalia importantes na hora de revisar o conteúdo:História do Brasil - ênfase no Brasil independente, principalmente no Brasil República, no . Conceitos como oligarquias, ditadura e democracia fazem parte deste período.História geral - mundo moderno e contemporâneo, a partir da Revolução Francesa. Questões sobre a política, a economia, o modelo liberal, os fascismos, as guerras podem ser estudados neste período.Temas que podem ser listados como candidatos a questões são:- guerras;- crise econômica;- gripe suína e os paralelos com a peste negra e com a gripe espanhola;- a questão nuclear e a Guerra Fria;- a questão do negro na sociedade brasileira;- o trabalho escravo;- desigualdades sociais e a constituição da realidade contemporânea brasileira."Temos de pensar o que o elaborador das questões quer. E o Enem quer um estudante crítico. Para isso, uma forma é a comparação com a atualidade", avalia. Por isso, o professor julga que temáticas como a Idade Média ou da monarquia brasileira devam aparecer com menor frequência na prova do MEC (Ministério da Educação).Já a república romana e a democracia ateniense podem ser abordadas em itens que exijam a correlação com o mundo contemporâneo.Se você está preocupado porque não consegue se lembrar de datas e nomes da história, relaxe. A "decoreba" não deverá ser cobrada. "O que importa na prova não é tanto o conhecimento desses dados, mas a interpretação do enunciado e das questões", diz Fonseca.
sábado, 11 de julho de 2009
LEITURA INDICADA PARA OS 3os DO ENSINO MÉDIO

A mestra Maria Yedda Linhares produziu um ensaio que tornou-se o maior referencial de leitura sobre descolonização destinado não somente aos estudantes de Ensino Médio como dos cursos de graduação, principalmente de Licenciatura, nas Universidades.
Publicado pela Brasiliense em 1981, não mais foi editado, o que forçou inúmeros estudantes a utilizar o recurso da 'xerox' para seus estudos.
Pela imensa dificuldade em obter o precioso livro, mas mantendo-se fiel ao trabalho da professora disponibilizamos para nossa tradicional leitura de férias visando nosso trabalho educacional no terceiro bimestre.