sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ILUMINISMO

Lumière, o Iluminismo

Oazinguito Ferreira

"Os Filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo. Com uma das mãos, tentaram abalar o Trono; com a outra, quiseram derrubar os Altares."
(critica formulada, em 1770, por um advogado de nome Séguier)


A critica de Seguier era pronunciado por alguém que por tradição familiar defendia os direitos da nobreza, e não se afeiçoava as mudanças que fosse promovidas por uma onda que dificilmente seria obstaculizada. A França sofria com um maremoto que modificaria seus padrões.
Observamos que uma época de transformações conduz seqüencialmente a mais mudanças e transformações. E que estas por vezes chegam em ondas ou como um tsunami como foi o que se processou a partir do Iluminismo conduzindo ao ciclo revolucionário.
A evolução econômica ocorrida com a ampliação dos mercados no século XVI e a conseqüente revolução cultural e científica, processada com o Renascimento no século XVII, conduziram a mudanças diversas no plano da sociedade européia, principalmente em suas áreas urbanas e cidades portuárias, provocando uma maior consciência sócio-política de parte de grupos urbanos que aliados ao processo encontravam a realidade cotidiana em que viviam operando mudanças muito rápidas.
Suas elites intelectuais observaram para que semelhante se processasse de forma mais rápida seria necessário mudar também as mentalidades sobre a forma de organização da própria sociedade, assim como sua estrutura, porém esbarravam em inúmeros entraves que ficaram conhecidos no século XVIII por "Antigo Regime". Sistema que criado no decorrer dos séculos XIV/XV era totalmente revolucionário, mas que com o passar das décadas e principalmente dos séculos, estagnou-se sem procedimentos evolutivos que acompanhassem a marcha dos grupos em desenvolvimento nestas mesmas sociedades, principalmente da burguesia.
Estas mesmas elites por iniciativas de forma espaçada tanto no tempo como no próprio espaço europeu, desenvolveram um movimento que ficou conhecido como “iluminismo” ou por “ilustração”. Mais pela vontade de valorizar a razão com a obtenção de maiores conhecimentos sobre a discussão de suas realidades políticas e sociais, que por práticas concretas, o que era ainda impossível pela forte presença das forças de opressão. Assim, vários pensadores, filósofos, destacaram-se por suas idéias e críticas tecida a este cotidiano em que viviam suas sociedades.
Um forte estímulo e critica às idéias, dogmas, preceitos que se faziam presentes e orientavam as mesmas sociedades, pregando a valorização deste mesmo processo racional que anteriormente já se estabelecera como movimento e que pregavam desenvolvimento e progresso.
A influência destas critica processou-se de forma decisiva não somente na consciência social como na política como o que ocorreu dali por diante.
A defesa de idéias fundamentais sobre a formação da sociedade e sua organização conduziu a pregação sobre a liberdade e igualdade dos indivíduos, assim como de seus direitos inalienáveis.
Condenar o Antigo Regime, forma opressora de governo, onde a centralização política era o maior elo de discórdia e razão principal do processo de entraves ao desenvolvimento era tarefa titânica; combater o excessivo autoritarismo e despotismo presente; combater a forma estamental como se encontrava a sociedade e que provocava a enorme desigualdade de época;questionar o poder real, assim como os privilégios da nobreza e do clero enquanto classes dirigentes; questionar os valores da intervenção econômica, da educação, da religião, da escravidão, do colonialismo, etc. Enfim, um conjunto de idéias que se fizeram ficar conhecidas por "liberalismo". Movimento ideológico que coordena nossas ações até os dias presentes, regendo nossos destinos.

Nenhum comentário: