sábado, 11 de outubro de 2008

SIMPLIFICANDO UM CONCEITO

Os estudiosos costumam denominar por Iluminismo ou Ilustração, além de Filosofia das Luzes, o movimento de renovação filosófica e intelectual que atingiu sua maior expressão na França do século XVIII, que ficou conhecido também como "Século das Luzes".
Em uma definição mais presente, seria um movimento filosófico ocorrido no continente europeu do século XVII ao XVIII, que procurou conscientizar a sociedade da necessidade de aprofundar seu conhecimento sobre o sistema que a abrigava.
Isto é, esclarecer a sociedade sobre a sua posição no quadro individual, político, cultural e econômico.
Alguns poucos estudiosos o indicam como uma grandiosa revolução intelectual, ocorrida principalmente na França, que segundo Pierre Carlet de Chamblain de Marivaux (1688/1763), escritor e dramaturgo francês,"Paris é o mundo; o resto da terra é o seu subúrbio".
Resumindo, o iluminismo, foi muito mais do que um conjunto de idéias, foi uma nova mentalidade que influenciou grande parte da sociedade da época, de modo particular os intelectuais, a burguesia e mesmo alguns nobres e reis. Os iluministas eram aqueles que em tudo se deixavam guiar pelas luzes da razão e que escreviam e agiam para dar sua contribuição ao progresso intelectual, social e moral e para criticar toda forma de autoritarismo, fosse ela de ordem política, religiosa ou moral.

Nenhum comentário: